Posso Dançar Pra Você?
Descrição
Aberta a atores, bailarinos, performers e interessados em geral, a oficina visa o compartilhamento da pesquisa do processo de criação da intervenção urbana “Posso Dançar Pra Você?”, da Cia Domínio Público, que investiga possibilidades de composição e intervenção em espaços abertos alternativos como praças, calçadas e ruas. Nesta oficina serão abordados três aspectos principais da pesquisa: a escuta do espaço, a apropriação do espaço e a intervenção no espaço. A partir das experiências com a oficina, os integrantes serão convidados a participar de uma apresentação de “Posso Dançar Pra Você?”, como uma intervenção no formato de flash mob.
Conteúdo e Metodologia
Escuta do espaço: Nessa etapa os participantes serão provocados a fazer uma observação minuciosa do espaço público, percebendo quais elementos e pessoas o compõem, desde sua arquitetura às diferentes formas de interação/ocupação desse espaço pelas pessoas que em seus cotidianos nele estão inseridas.
Apropriação: Esta etapa, sendo um desdobramento da primeira, propõe uma apropriação corporal dos elementos observados pelos participantes. O objetivo principal é se fundir ao espaço, tentar habitá-lo como parte dele, sem que haja um deslocamento do cotidiano que ali se configura.
Intervenção: Por fim, nesta etapa os participantes são convidados a intervir no espaço, a partir das observações e apropriações anteriores. A ideia é desenvolver uma percepção de quais são as fronteiras entre uma ação que se insere naquela configuração espacial/temporal observada e de uma ação que propõe um deslocamento do cotidiano desse espaço. Existe nesse momento uma intenção de quebrar com os possíveis automatismos das pessoas que pertencem ao espaço, trazendo o foco para os corpos dos participantes, que poderão experimentar composições coletivas ou individuais.
Oficineiros
Holly Cavrell, Gustavo Valezi, Lineker, Sara Mazon e Talita Florêncio